No dia 31 de julho de 2017, aconteceu na Escola Municipal Rachel de Queiroz, Distrito I, o I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas que teve como objetivo principal propor uma reflexão sobre o verdadeiro sentido de ser professor e sua prática pedagógica. O seminário contou com uma palestra de abertura com a Psicóloga Raquel Rodrigues com o tema “A motivação no ambiente educacional: desafios e valores”. O turno da tarde teve início com o debate sobre “Prática Pedagógica: O que é? O que envolve?” dirigido pelo grupo gestor da escola, Valéria Pereira Carneiro (Diretora), Francisca Aurinete Ferreira Montenegro (Coordenadora Pedagógica) e Alessandra de Castro Aragão (Coordenadora Pedagógica).
.
.
Posteriormente houve espaço para apresentação de trabalhos previamente selecionados para compor a “Roda de Conversa: Relato de experiências exitosas em sala de aula”. O primeiro trabalho foi apresentado pelas professoras regentes do 2° ano, Maria Patrícia Silva Avelino, Ana Paula Sousa Bonfim e Fabíola Loureiro de Alencar, com o tema “O trabalho sistematizado com os descritores da matriz de referência da língua portuguesa dos alunos do 2° ano” que teve como objetivo principal sistematizar o trabalho com os descritores que avaliam as habilidades e competências dos alunos na avaliação Spaece-Alfa.
Posteriormente houve espaço para apresentação de trabalhos previamente selecionados para compor a “Roda de Conversa: Relato de experiências exitosas em sala de aula”. O primeiro trabalho foi apresentado pelas professoras regentes do 2° ano, Maria Patrícia Silva Avelino, Ana Paula Sousa Bonfim e Fabíola Loureiro de Alencar, com o tema “O trabalho sistematizado com os descritores da matriz de referência da língua portuguesa dos alunos do 2° ano” que teve como objetivo principal sistematizar o trabalho com os descritores que avaliam as habilidades e competências dos alunos na avaliação Spaece-Alfa.
.
O seminário encerrou-se com a apresentação do trabalho das professoras regentes do 1° ano Kathia Menezes Medeiros Pereira e Walesca Marinho Dedes, com o tema: “A alfabetização e letramento dos alunos do 1° ano através de atividades desenvolvidas com o livro Cabe na Mala” que tem como objetivo principal alfabetizar através de atividades lúdicas e prazerosas que despertem o interesse do aluno pela leitura e escrita.
.
O momento foi marcado por aprendizados através da troca de experiências que oportunizaram uma reflexão motivacional a partir da autoavaliação, quebra de paradigmas e comprometimento ético visando a excelência da prática pedagógica, o sucesso escolar e uma educação de qualidade.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário