A EM Moura Brasil visitou recentemente a Biblioteca Guarani e a Casa José de Alencar.
Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. O livro só muda as pessoas (Mario Quintana).
A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, e foi adquirida em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar, personagem principal da nossa história. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará.
Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará adquire o sítio e o mantém até hoje. Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, ver a história do livro Iracema contada por imagens e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. A visitação é gratuita.
A Casa José de Alencar conta com seis monitores capacitados, que se distribuem em dois turnos e acompanham os visitantes, fazendo explanações sobre o acervo e os espaços.
Hoje, A CJA faz parte do cenário do turismo cultural cearense, sendo ponto de encontro de amigos, casa de pesquisa e patrimônio natural do coração do cearense.
Horário de Funcionamento da Casa:
Segunda a sexta:8:00 as 17:00.
Sábado: 9:00 as 12:00.